Você, sua saúde e a vida a bordo

Padrão

Bom, depois de alguns tantos meses afastada por motivos de saúde, acho que já posso escrever um pouco sobre isso. Há 10 meses desembarquei por medical off. Passei mal a bordo (mal pra caralho mesmo) e como a médica a bordo não conseguiu me ajudar muito, depois de 3 dias fui para um hospital em terra onde detectou que eu tinha um tumor gigante no tórax. E foi assim que começou o furacão em minha vida. Fui despachada pra casa como um saco de arroz com lepra. Me pagaram as passagens, o hotel… porém.. honestamente.. acho que eu não poderia ter viajado sozinha.. pois eu realmente estava muito mal. Não me deram indicação nenhuma do que fazer, como proceder, quem procurar, nem nada… no melhor estilo “foda-se”. Depois de dois dias, cheguei em minha casa, que por sorte é na mesma cidade onde fica o aeroporto e eu tinha alguém pra me buscar e ainda de carro, pois mal conseguia pegar minha mochila, no caso Curitiba. Cheguei em casa por volta da meia noite, então no dia seguinte já fui procurar orientação médica no posto de saúde. Assim. Você precisa, depois que chegar em casa, avisar a agência recrutadora que você desembarcou por medical off e a companhia também.. o que me parece meio absurdo, pois eles deveriam ser os primeiros a saber disso. A companhia promete te ajudar, mas observe bem o que é essa ajuda. Eles te dão um auxilio financeiro por 120 dias. Cada mês eles depositam um valor na sua conta. Se você ficar doente por mais de 120 dias, bom.. foda-se..porque eles não te ajudam em mais nada.

Depósito em conta:

Eles talvez te peçam uma conta e alguns códigos…o IBAN e o SWIFT, são siglas.. você pode verificar melhor elas no site do Banco Central, essas siglas são referente a dois códigos e você as consegue no seu banco, é só ir na sua agência, falar com o seu gerente (tem que ser o gerente da conta, os outros não saberão do que se trata), pedir seus códigos, geralmente tem que explicar do que se trata porque como não é uma transação do dia a dia no banco, eles geralmente nem sabem do que se trata. O gerente vai te imprimir um papel com esses códigos e ok, a companhia já poderá enviar dindin na sua conta aqui no Brasil. O que não quer dizer que eles vão mesmo fazer isso. Você tem que passar relatórios mensais de sua saúde e ficar no pé pra eles te enviarem a grana, no meu caso foi cada mês um valor diferente e eles nunca conseguiram explicar o porque disso.

Vai receber quanto???

Isso é muito importante. Veja no seu contrato como está o seu salário. Eles te pagam o valor do seu salário base, que é bem diferente do salário que você recebia lá embarcado. E você costuma descobrir isso sempre tarde demais…Por exemplo? Na entrevista me falaram que o salário eram US 1.024,00. Mentira, meu salário base não era nem 400 dólares…que merda né?

Mas e se você ficar em tratamento por mais de 120 dias? Afinal, a gente não escolhe esse tipo de coisa.

Bom, então… se vira. A companhia não te ajuda mais. E é nesse ponto que quero chegar. Quando vocês forem embarcar se atentem que vocês não são o superman. A qualquer momento tudo pode mudar. Você pode ficar doente a qualquer momento e não dá pra deixar na mão dos outros a responsabilidade pela nossa saúde. Quando você trabalha a bordo você não está num emprego registrado, você não tem direito a INSS, auxílio doença e tudo o mais. Você está ferrado mesmo. Por que você estará sem emprego, sem condições de trabalhar.. e sem grana, pois não tem emprego e nem condições de trabalhar. Porém existem sempre alternativas. Hoje recomendo aos meus amigos que paguem o INSS, como autônomo mesmo, só ir lá no escritório do INSS da sua cidade e pedir a guia pra pagar e deixar pago já por alguns meses. Assim, se algo passar você não fica na mão. Em alguns casos, como o caso de câncer, por exemplo, o governo tem um programa chamado LOAS, que precisa passar por uma entrevista, levar um monte de documentos e eles vão avaliar se você pode ou não receber algum auxílio doença (tipo quase impossível conseguir esse benefício). Deem uma pesquisada no site da previdência social. Outra coisa é, registrem tudo, cópias de tudo, gravem tudo, anotem tudo, pois você um dia vai precisar dessas informações. Não fiquem achando que a companhia de cruzeiro te ama e vai fazer tudo para você ficar bem, a gente ama pessoas, não coisas. Eles querem lucro e ponto final. Não estão nem ai se você tem 1, 3 ou 10 contratos. Não dá lucro? Dane-se. É assim que é, sem choro nem vela, sem romance, sem blablabla. Não se iluda mesmo. Trabalhar a bordo é legal, você conhece muitos lugares, muita gente, ganha uma graninha bacana, mas você não passa de um número que gera lucro e nada a mais. Deixou de dar lucro, vira lixo. Entendam isso. O jeitão de como cada companhia procede com seus tripulantes quando dá problema com a saúde pode muda, mas a regra é a mesma, se adiante e agilize sua vida, pois só você pode se preocupar com ela… os outros? Bom… os outros já tem as suas próprias pra cuidar. E sim, você não é de aço… uma dia você está bem e no outro já não está mais. Assim foi comigo, aliás, ainda é.. pois depois de 10 meses ainda continuo em tratamento médico, porque por fim eu estava com câncer…viu só como a vida muda do dia pra noite! Pois é, ainda dei sorte porque moro numa cidade onde o SUS funciona muito bem e fui e estou sendo muito bem atendida… porque se dependesse de de algum auxílio proveniente da empresa para me atender… já teria morrido com certeza… pois eles me avisaram que só pagavam a cirurgia, mas a gente sabe que antes de operar, se é que precisa de cirurgia, tem muito mais coisas.. exames.. tratamentos… Enfim, o que queria dizer de fato é: pensem em todos os aspectos antes de embarcar, pode acontecer de tudo a bordo, esteja preparado, sua saúde é primordial, pense muito nela… pois um dia você está ótimo, no outro não se sabe.

LOAS

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/loas/111/4/

Pagamento de INSS

http://agencia.previdencia.gov.br/e-aps/servico/338

Código SWIFT e IBAN

http://www.bcb.gov.br/?iban

Uma resposta »

    • Valeu Cris!!! Quando estamos nesse pensamento de trabalhar a bordo nos envolvemos com tanta coisa que a pensar em nossa saúde acaba ficando esquecida. Espero que a galera leia mesmo e se atente a isso, pq algumas coisas acontecem sem a gente a querer…

Deixe um comentário